O seu corpo em um momento especial

o seu corpo

Por Marluce Nóbrega, nutricionista

A mulher durante a sua vida passa por muitos períodos de mudanças corporais. Mudanças esperadas quando geramos uma vida e mudanças alcançadas naturalmente pela evolução da nossa idade.

Tudo começa na barriga da nossa mãe onde por volta da quinta semana de gestação já é possível ouvir os batimentos cardíacos do bebê e com apenas 08 semanas já se pode visualizar as nossas características nitidamente humanas. A ansiedade dos pais e familiares em saber o sexo do bebê é acalmada com mais segurança por volta de 16 semanas de gestação. Com 38 a 42 semanas, chegamos ao Mundo e o crescimento e desenvolvimento acontece: de bebês, passamos pela fase infantil, adolescência e depois atingimos a vida adulta.

E na nossa gestação é que passamos por um período com grandes, e diferentes das anteriores, alterações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e metabólicas. A mudança no corpo da mãe acontece para favorecer a criação de um ambiente materno-fetal adequado para o crescimento e desenvolvimento do feto e para ajustar o organismo materno para a hora do parto e para a amamentação. Essa mudança corporal é de extrema importância e uma base fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê é a adequada nutrição. Não é uma fase para fazer dieta para perder peso. Sim, uma restrição alimentar ou excesso abusivo na gestação podem ser prejudiciais para a mãe e para o bebê. E pasmem: também podem influenciar na vida adulta deste ser que está por vir. O ganho de peso total da mulher durante a gestação não representa o peso que a mãe “engordou”, e sim a somatório do peso do feto, do líquido amniótico, da placenta, do aumento do volume sanguíneo, do aumento do líquido extracelular, do crescimento do útero materno, do aumento do volume das mamas e do aumento dos depósitos maternos.

Gerar uma vida é uma benção. Gestação é um lindo, emocionante, perfeito milagre!

As mudanças corporais vão acontecer com o tempo e ter ciência disso, se preciso ter um apoio profissional para aceitar essas mudanças, fará com que a sua gestação seja um momento sublime e único na sua vida!

Fonte: GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares