Como eu expliquei para uma paciente o que é comer de forma flexível!

como expliquei para paciente

Por Manoela Figueiredo, nutricionista

Semana passada eu estava em uma consulta com uma paciente nova que me contava as inúmeras dietas que já tinha feito e as incontáveis vezes que tinha perdido peso, ficado muito bem, mas no fim sempre acabava deixando a dieta de lado e engordando de novo e se sentindo muito fracassada.

Fui tentando conversar com ela e explicar porque as dietas não funcionam e porque as pessoas engordam de novo quando não mudam o jeito de se relacionar com a comida, mas ela insistia em me dizer: “sou muito disciplinada, se você me passar as orientações, eu vou seguir”.

E eu insistia em lhe dizer que não acreditava mais naquele modelo de seguir prescrições pré-determinadas por outra pessoa e não pelas escolhas dela própria, com a minha ajuda e orientação.

Então me veio um exemplo, uma metáfora, e eu perguntei à ela:

– “Você já andou a cavalo?”

– “Sim”, disse ela.

– “O que acontece quando você segura a rédea muito firme e apertada?”

– “O cavalo fica bravo, empina e você perde o controle” ela disse.

– “E quando você deixa a rédea solta demais?”

– “O cavalo se solta, dispara e você perde o controle” concluiu ela.

– “Pois é disso que estou falando, assim que eu acredito que deve ser a alimentação, nem cheia de restrições e nem completamente solta, no modo tudo ou nada há sempre a perda de controle: o cavalo sem condução sai em disparada e o cavalo preso empina e se irrita, os dois podem te derrubar. Para uma cavalgada leve, gostosa, prazerosa é preciso segurar as rédeas nem tão apertadas e nem totalmente soltas, é preciso interagir com o animal, ser flexível e acima de tudo confiar nele e eu acredito que também é assim que podemos ter uma boa relação com a comida”.

Depois de um breve silêncio, senti que minha metáfora funcionou, ela abriu um sorriso e me disse que era assim que ela gostaria de conseguir comer, e eu disse, e é assim que eu posso te ajudar!

Pensem nisso!

Fonte: Blog GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares