Vida de cobaia

vida de cobaia

Por Érika Checon Romano, nutricionista

Nessa semana, li uma matéria interessante falando sobre “vida de cobaia”, cujas pessoas envolvidas colocavam o corpo à disposição da ciência para testar novos medicamentos, quer para buscar a própria saúde, ou dinheiro ou o progresso da humanidade. Cada país tem suas regras e sabe-se que esse caminho obscuro pode trazer efeitos bons ou ruins, com a possibilidade de sequelas para a vida toda.

A matéria decorre, mostrando alguns efeitos graves que voluntários sofreram, e nessa hora não tive como não associar com as dietas da moda.  Quando você aceita fazer qualquer dieta, entrando nesses “classificados da pseudociência do emagrecimento”, está testando seu corpo com falsos milagres nutricionais, hora retirando carboidratos, hora aumentando proteína, hora limitando glúten ou lactose sem necessidade. Cada mês uma regra nova, ditada pela bilionária indústria do emagrecimento,  seguida por um exército de voluntários inconscientes que testam em seus corpos novas formas indiscriminadas de perder peso. Nesses casos, as sequelas também podem ser muito graves e para uma vida inteira. Cuidado.

Então, antes de seguir rigidamente regras impostas por alguém que nem sequer conhece você, antes de permitir que outros ditem o que você pode por em seu prato, olhe para si. Conecte-se com o que você quer e a real importância que sua saúde tem. Não seja mais um número para engrossar as cobaias à procura de uma recompensa que nunca vai chegar: uma perda de peso saudável e possível de ser mantida através das dietas da moda.

Fonte: GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares