Inflamação na próstata pode causar infertilidade

Além das bactérias, sexo sem proteção também pode ser uma causa de inflamação na próstata, ou prostatite (foto: Blog.letstalkhealth.com/Reprodução)

Além das bactérias, sexo sem proteção também pode ser uma causa de inflamação na próstata, ou prostatite (foto: Blog.letstalkhealth.com/Reprodução)

A prostatite é comum em homens com menos de 50 anos e deve ser tratada o quanto antes

Infertilidade é um problema bastante comum. A estimativa é que 15% dos casais descobrem que precisam de ajuda especializada para ter um bebê. As causas podem estar relacionadas tanto ao homem (40%) quanto à mulher (40%), bem como estar associadas ao casal de forma não muito clara (20%). De acordo com o urologista Arnaldo Cividanes, do hospital Saha, em São Paulo, as infecções do trato genital masculino representam um importante fator reversível da infertilidade, atingindo até 12% dos homens inférteis. “A prostatite, que é um tipo comum de inflamação na próstata, está incluída num grupo de problemas de saúde pouco compreendidos, mas que, uma vez tratados, é possível restaurar a função reprodutiva”, esclarece o médico.
O especialista lembra que a inflamação na próstata é o problema mais comum em homens com menos de 50 anos. De modo geral, essa condição impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes. “A prostatite pode ter causa infecciosa ou não infecciosa. Pelo menos 10% dos homens adultos serão diagnosticados com esse tipo de inflamação ao menos uma vez ao longo da vida, sendo que em alguns indivíduos ela pode ser recorrente”, alerta Arnaldo Cividanes.
O médico explica que, por meio de exame clínico, é possível identificar desde uma simples inflamação até sintomas urológicos mais graves. “Dor na região gênito-retal está sempre presente, em maior ou menor intensidade. Mas também há sintomas associados ao trato urinário, como ardor ao urinar, aumento de frequência de micção e sintomas de obstrução. Febre alta, tremores, hipotensão, retenção urinária aguda e até septicemia podem ocorrer na prostatite aguda, requerendo internação em UTI”, diz o urologista.
Segundo o especialista, qualquer bactéria que entrar no trato urinário pode causar uma inflamação na próstata. “Porém, a causa mais comum é por meio de relação sexual desprotegida, quer seja vaginal ou anal. Essa forma de transmissão da doença é mais comum em pacientes acima dos 50 anos, devido a menor atividade fisiológica da próstata. Por isso, a primeira dica para evitar a prostatite é usar preservativo sempre”, esclarece Cividanes.