Atenção Plena e Comer com Atenção Plena podem alterar sensações de fome e saciedade

Atenção Plena e Comer com Atenção Plena podem alterar sensações de fome e saciedade

clinicaromano No Comment
Uncategorized

blog_NIGHTLINE-INTERESTED1

Por Ana Carolina Pereira Costa, nutricionista

Já falamos aqui no blog sobre Atenção Plena (Mindfulness) e Comer com Atenção Plena (Mindful Eating). Atenção plena é focar nossa atenção e consciência no aqui e agora, e receber de forma aberta, curiosa e sem julgamento o que quer que seja que o momento presente nos traga. Comer com Atenção Plena, por sua vez, é exercitar essa habilidade em situações de exposição à comida e enquanto se come. A prática de ambos nos ajuda de forma eficaz a desautomatizar algumas reações e comportamentos.

Um artigo científico recente avaliou de que modo um breve exercício de Atenção Plena – dez minutos de meditação com foco na respiração – alterou a reatividade habitual de indivíduos a um gatilho alimentar que normalmente levaria a um exagero de consumo. Quarenta mulheres foram divididas em dois grupos: um controle e outro intervenção, que fez o exercício mencionado acima. Depois, foi ofertado um prato de biscoitos e as mulheres podiam comer livremente. Medidas de fome, saciedade e desejo de comer (os chamados cravings) foram feitas antes, logo em seguida e após dez minutos da exposição aos biscoitos. Avaliou-se também o consumo alimentar de cada mulher.

Os resultados indicaram que as mulheres do grupo intervenção perceberam um aumento da saciedade logo após a exposição aos biscoitos, mesmo antes de comê-los, enquanto que aquelas do grupo controle sentiram um aumento da fome. Além disso, mesmo ambos os grupos relatando sensações de craving semelhantes, as mulheres do grupo controle comeram significantemente mais biscoitos que as demais.

Ou seja, o desejo por comer era o mesmo entre todas, mas os resultados indicam que a prática de Atenção Plena ao comer parece ser capaz de influenciar o comportamento em si – no caso, o consumo de comida. Mais uma das muitas evidências que mostram como o Comer com Atenção Plena é capaz de auxiliar mudanças de comportamento alimentar.

 

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias