Entrevista Motivacional como alternativa na mudança de comportamento

Entrevista Motivacional como alternativa na mudança de comportamento

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Muitos pacientes já chegam ao consultório com uma alta carga de estresse: seja por apresentarem alguma patologia que estejam com dificuldade em lidar; ou porque foram encaminhados por outros profissionais, mas não estão dispostos a fazer mudanças; ou ainda há aqueles que já tentaram outras abordagens nutricionais sem sucesso…

Nesses casos, utilizar um protocolo tradicional com muitas questões, anamnese extensa e excesso de informação podem acabar gerando mais estresse. Como lidar então?

A entrevista motivacional surge como uma ótima alternativa, pois nela o nutricionista busca ajudar o paciente a criar seus próprios planos para alcançar seus objetivos, substituindo uma postura de imposição por uma relação de colaboração!

Essa técnica é utilizada para estimular a mudança de comportamento, ajudando o indivíduo a lidar com a
ambivalência, ou seja, os motivos para mudar ou permanecer como está. O objetivo principal é trazer à tona as MOTIVAÇÕES do paciente.

A entrevista motivacional surgiu na década de 80, como uma alternativa para lidar com pacientes resistentes que apresentavam adições como álcool e outras drogas. Atualmente, foi ampliada para outros propósitos e tem mostrado evidências científicas no aumento à adesão de orientações alimentares: aumento do consumo de fibras, verduras e legumes, com consequente melhora dos parâmetros bioquímicos como colesterol sérico e glicemia. Muitos estudos mostram benefícios especificamente no tratamento de doenças crônicas como transtornos alimentares, obesidade e diabetes. (Low et al 2013, Weiss et al 2013, Price-Evans & Treasure 2011 entre outros).]

Fonte:

Nutrição Comportamental

Últimas Notícias