USAR DESCRIÇÕES CRIATIVAS E INDULGENTES AUMENTA O CONSUMO DE COMIDA?

USAR DESCRIÇÕES CRIATIVAS E INDULGENTES AUMENTA O CONSUMO DE COMIDA?

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Por Fernanda Timerman, nutricionista

De acordo com um estudo recente publicado publicado no JAMA (Journal of American Medical Association), em resposta ao aumento da obesidade, muitos estabelecimentos ressaltam as propriedades e benefícios de alimentos nutritivos para encorajar as pessoas a escolherem opções mais saudáveis. Ironicamente, a descrição dos alimentos com foco na saúde pode ser contra-efetiva, pois as pessoas avaliam alimentos saudáveis como sendo menos saborosos. Rotulagem e descrição saudáveis são associadas a maiores níveis de hormônio da fome após consumo de uma refeição em comparação com quando a mesma é descrita de forma indulgente. Esse estudo testou usar 4 diferentes termos para apresentar vegetais feitos e servidos exatamente da mesma forma: básico (ex: batata doce); restritivamente saudável (batata doce sem colesterol); positivamente saudável (batata doce supersaudável); e indulgente (batata doce com zest de açafrão e gengibre). Os vegetais descritos de forma indulgente, criativa e saborosa tiveram um consumo significativamente maior do que os descritos de forma básica ou saudável.
Isso pode ser uma boa reflexão para diminuirmos a descrição nutricional “sem-isso-sem-aquilo-rico em-fonte de” e usar mais delicioso, saboroso ou até arriscar um raio gourmetizador para inserir alimentos pouco consumidos como frutas, legumes e verduras de maneira mais efetiva!

 

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

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