ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO!

ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO!

clinicaromano No Comment
Uncategorized
Por Rogéria Taragano, psicóloga

Por Rogéria Taragano, psicóloga

 

Sempre que viajo, entro em livrarias para folhear autores que me inspirem a ajudar meus pacientes, com estratégias alternativas. Recentemente, na Califórnia (EUA), encontrei um interessante livro, no qual o Dr. Arnold Andersen1, psiquiatra e psicoterapeuta, cita fábulas e histórias que utiliza durante suas sessões de atendimento com pessoas com algum tipo de transtorno ou problema em relação à alimentação. Comento a seguir uma delas, que achei bem apropriada para quem enfrenta problemas de compulsão alimentar e/ou bulimia nervosa.

A história dizia respeito a uma jovem que estava preparando algo na cozinha, quando resolveu dar uma volta com seu cachorro. Ao voltar ela ouviu o alarme do detector de fumaça e decidiu interromper aquele forte ruído quebrando o aparelho com uma vassoura. Em pouco tempo havia muita fumaça e um incêndio destruiu a casa. Na sequência desta história o autor destaca que, na vida real, em geral, ninguém vai atacar o detector por ele estar sinalizando que algo está queimando. O Dr. Andersen sugere que um paciente com bulimia nervosa, por exemplo, que sente a necessidade premente de ter uma compulsão, poderia entendê-la como um importante instrumento de sinalização. Ele pergunta o que fazemos quando o alarme do detector dispara e afirma que este serve para investigarmos o que está acontecendo e descobrirmos de onde vem a fumaça. “Quando apagamos o fogo, o alarme cessa. Não porque o detector foi quebrado, mas porque a fonte, responsável pelo sinal, foi removida.” Ele conclui dizendo que, da mesma forma, uma compulsão pode ser resultado de fome e de hábito, mas que, na maioria das vezes, sinaliza que o “fogo” ou desconforto emocional está ardendo. Pondera que há um problema que está emitindo “fumaça”, e ele pode ser: ansiedade, raiva, depressão, tédio, tristeza, solidão, etc.

Concordo com o autor, quando este comenta que muitos pacientes podem se beneficiar de se tornarem observadores ativos dos seus “detectores de fumaça” (impulsos compulsivos), investigando de onde vem o sinal e o que ele representa, em vez de sair correndo para dar vazão a uma compulsão. Sabemos que enfrentar frustrações e mal estar com comida tende a gerar “quilos emocionais”, frustração e sentimentos de culpa, comprometendo ainda mais a saúde física e emocional. Desconsiderar as compulsões, simplesmente aderindo a uma dieta restritiva teria um efeito ainda pior, postergando a solução do problema.

Ao invés de interromper o impulso da compulsão comendo em exagero o importante é parar, refletir e considerá-lo como um sinal de que algum conteúdo emocional precisa ser entendido e enfrentado de maneira mais saudável. Aprender a buscar estratégias adequadas para tolerar e enfrentar essas emoções, por vezes desconfortáveis, seria a próxima etapa a ser apreendida e adotada.

Referência:

1 – Andersen, Arnold E. & Cohn, Leigh. Stories I tell my patients: 101 Myths, Metaphors, Fables & Tall Tales for Eating Disorders Recovery. Carlsbad, CA. Gurze Books, 2016

Créditos de imagem: Fumaça.N.d. Pixabay.com. Pixabay.com. Web. July 2017. .

 

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias