PERGUNTAS FREQUENTES

QUANDO DEVO PROCURAR O ESTERILEUTA?

Se o casal passou 12 meses tentando engravidar sem sucesso, é hora de procurar o especialista. Muitas vezes a paciente já fez os principais exames com o ginecologista e está tudo normal.

Em alguns casos o casal pode procurar ajuda antes dos 12 meses: mulheres perto dos 40 anos de idade, história de endometriose, irregularidade menstrual ou casais que já têm diagnóstico de alterações masculinas ou femininas do aparelho reprodutivo.

TENHO ENDOMETRIOSE, MIOMAS OU PÓLIPOS PRECISO OPERAR?

Depende. A endometriose pode ser tratada clinicamente em alguns casos. Miomas até 4 ou 5 cm e fora da cavidade uterina podem ser controlados dependendo dos sintomas. Como regra geral devemos tratar todas as doenças que atrapalham a implantação de forma minimamente invasiva.

A IDADE É UM PROBLEMA?

A idade da mulher pode ser a causa da infertilidade. Ao contrário do homem, que produz novos espermatozóides durante praticamente toda sua vida, a mulher nasce já com todos os óvulos presentes em toda sua vida reprodutiva. Acabando o “estoque” dos óvulos, temos a menopausa que acontece ao redor dos 48 anos. Muito antes disso os óvulos começam a perder qualidade.

Depois dos 35 anos o potencial reprodutivo da mulher começa a diminuir. O estoque de óvulos é menor e sua qualidade também. Isto faz com que a obtenção de uma gestação seja mais difícil, principalmente depois dos 40 anos.

QUANDO DEVO PRESERVAR MEUS ÓVULOS?

Atualmente, os especialistas em infertilidade aconselham que mulheres jovens que pretendem postergar a gestação para depois dos 35 anos, deixem parte de seus óvulos congelados, de maneira a garantir um bom potencial reprodutivo quando desejem ter seus filhos.

QUANDO PARTIR PARA RECEPÇÃO DE ÓVULOS DOADOS?

Para mulheres que já têm idade mais avançada e desejam engravidar, a melhor alternativa é a utilização óvulos doados, técnica que possibilita as melhores chances de gestação, com baixa incidência de aborto e anomalias cromossômicas. Falhas de implantação e a falência prematura dos ovários também podem se beneficiar desta técnica.