Ser “sarado” é sinônimo de ser saudável?

Ser “sarado” é sinônimo de ser saudável?

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Por Alessandra Fabbri, nutricionista

Todo mundo tem uma ideia ligeiramente diferente do que seria um corpo perfeito para si. O que não costumamos saber é que estamos fortemente influenciados por pressões sociais e da mídia e o quanto essas expectativas podem nutrir nossas crenças sobre a” imagem corporal ideal”.

Ao longo dos séculos o “padrão do corpo ideal” foi se alterando, é possível notar que o corpo extremamente magro nem sempre foi o desejado pelas mulheres, embora a beleza seja considerada uma peça fundamental sobre a imagem feminina em diferentes épocas e culturas. Basta observar a história para reparar que, na Renascença, o corpo que demonstrava força, fertilidade e saúde era o corpo farto, com curvas e formas avantajadas. Este ideal começou a mudar no final do século XIX, quando o corpo magro passou a ser sinônimo de sucesso e a obesidade passou a ser vista como prejudicial à saúde.

Atualmente, estamos vivendo uma importante mudança no padrão de beleza, os corpos extremamente magros deixaram de ser o “ideal” e os corpos fortes e sarados passaram a ser a nova meta. Você pode se perguntar: mas desejar um corpo assim é saudável, não é? Está mudança poderia ser considerada um avanço? Acho que ainda estamos muito longe do avanço. Na realidade, o padrão sarado pode exigir disciplina e esforço maiores que os encontrados no padrão magérrimo.

Portanto, convido vocês a refletirem sobre estes “padrões de beleza” com seus filhos, amigos, parentes e pacientes. Existe um padrão de corpo ideal? O ideal seria verdadeiramente aceitar a diversidade e perceber a variedade biológica existente no mundo pois, todo padrão deixará alguém de fora. Não existe um corpo perfeito. TODO corpo é perfeito!

Até o próximo post!

 

Fonte:
GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias