“Criança não sente culpa”

“Criança não sente culpa”

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Por Marluce Nóbrega, nutricionista

Como de costume, peguei um elevador para sair do consultório e acabo por presenciar uma conversa. Uma mulher declarando o seu amor por hambúrguer (e novamente o astro do meu texto será hambúrguer!) a um colega de trabalho.

– “Eu comeria hambúrguer todos os dias, como quando eu era criança.” – contou a mulher.

– “Criança não sente culpa. Por que tudo que é gostoso é contraindicado?” – pergunta o amigo.

E será mesmo que tudo que é gostoso é contraindicado ou perigoso ou engorda?

Tive muita vontade de dizer o meu ponto de vista sobre o assunto falando sobre prazer em comer, sobre equilíbrio da alimentação, sobre a importância de ouvir os nossos sinais internos (como sensação de fome, apetite e saciedade) e respeitá-los para, por exemplo, comer quando com vontade o hambúrguer que ela tanto ama com muito prazer, e sem culpa. Comer com calma, sentindo o seu sabor e prestando atenção só nele muito provavelmente a satisfaria, e mesmo gostando muito daria para seguir em frente variando a alimentação com outros alimentos, não necessariamente comendo hambúrguer todos os dias. Mas, mais que comer qualquer hambúrguer, escolher o lugar especial para comê-lo, sentando e curtindo o local, a companhia, o cheiro e a decoração do ambiente, fazendo a escolha de ingredientes do lanche que realmente gosta e aguardá-lo. E que ele venha quentinho do jeito que você pediu com queijo bem derretido, a carne no ponto que você aprecia, o pão e saladas fresquinhas e o toque especial de que você tanto gosta.

Provoquei uma água na boca em você? Que bom! Quer dizer que você gosta de comida, sente prazer e tudo bem! Agora você tem que entender e aceitar que tudo bem para você também. Comer é mais do que normal. Sentir vontade de comer algo especial também é normal. Comer o que nos faz fisicamente passar mal, como uma dor de estômago ou uma enxaqueca ou náusea, aí não é normal. Respeitar o seu corpo é normal.

Foi difícil me controlar para não me meter na conversa, mas infelizmente esse tipo de conversa é muito comum quando estamos ao redor de comidas gostosas. As situações são comuns e acontecem a todo o momento, como numa mesa de aniversário, num serviço de buffet, em um restaurante ao olhar o cardápio ou quando a comida chega. Muitas vezes, escuto as pessoas dizendo que amanhã vão começar a dieta por estarem comendo algo gostoso. Caramba. Deixe-me aproveitar e curtir o momento e você poderia fazer o mesmo. Será que comer algo gostoso precisa realmente vir acompanhado de alguma punição?

Vou simplificar: se você sente vontade, coma. Se você nunca se permitir comer o que gosta, seja por qual motivo for, a sua vontade ficará aí guardada e pode em algum momento aparecer e vir à tona de repente e você comerá de uma forma que pode não ser prazerosa e sim um “peso” para seus pensamentos e sentimentos. Não, não estou dizendo para comer todos os dias. Mas deixar de comer o que te dá prazer não é saudável.

Voltemos a ser criança para perceber e respeitar os sinais do nosso corpo.

Voltemos a ser criança para estarmos presente por inteiro no que estivermos fazendo.

Voltemos a ser criança para escolher, por exemplo, um doce ou uma fruta para atender a nossa vontade do momento e sim, ignorando o bombardeamento de informações médicas,  nutricionais e da mídia sobre cada um deles. Escolha a fruta ou o doce porque ele mata a sua sede ou a acidez te arrepia e você é vidrado nisso ou porque ele lembra um sabor da sua infância ou ele tem um doce que te faz suspirar. E não escolha um alimento/preparação somente porque ele tem fibras, ômega 3, é rico em vitamina C e a blogueira ou nutri “mandou” você comer. Quem manda em você é você mesmo. Não deixe guardadas as boas lembranças alimentares da sua infância. Alie para você o que é bom para o SEU CORPO, ALMA e GOSTO e seja muito feliz.

Bom hambúrguer!

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias