MINHAS PERNAS GENETICAMENTE FINAS ERAM UM TRAUMA

MINHAS PERNAS GENETICAMENTE FINAS ERAM UM TRAUMA

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Por Marluce Nóbrega

Esse é um papo sério! Essa frase não é rara de se escutar nos meus atendimentos. Se você não gosta do seu corpo por estar com um peso normal ou acima da normalidade, respeite quem tem um desconforto, assim como você, com o seu próprio corpo, mesmo sendo o oposto do seu.

Tem gente que não está satisfeita/o porque não está com o corpo que gostaria e por aí tem de tudo. A geneticamente magrinha reclama, mas a baixinha também, a ?altona?, a de pernas finas e as de pernas grossas, a de cabelo cacheado, a de cabelo preto, a com sardinhas, a com a pele bem branca… Quanta reclamação! E quanta falta de aceitação. As redes sociais se esforçam para ajudar a piorar esse processo de não aceitação corporal e/ou pessoal, e quem ganha com isso? Empresas ganham ?rios? de dinheiro com você querendo não ser você. Não estou dizendo para não nos cuidarmos, mas tudo tem limite.

Será que dá para melhorar em algo? Dá. Mas, em muitos casos é aceitar, e aceitar é a possibilidade que temos. Por exemplo, eu sou baixinha, tenho pernas finas, bumbum e peitos pequenos. Não nasci com celulite e estrias, mas hoje as tenho. A minha altura é a minha altura e ponto. Posso melhorar cuidando da minha postura.

No passado as minhas pernas finas eram algo que eu queria mudar, mas eu conseguiria mudar um tanto se eu me dedicasse ao treino indicado na época, com uma frequência e uma alimentação específica. Quando me dei conta vi que a rotina que teria que ter era para sempre e, para complicar, a indicação de treino era a musculação, que eu não me conecto nem um pouco. Isso fez com que eu aceitasse a minha realidade, as minhas pernas finas. Enfim, ficou mais fácil e tranquilo para o meu lado. Outro olhar que me ajudou foi observar minhas onze tias maternas, e seus corpos, percebendo que somos todas praticamente iguais falando sobre as pernas. Isso foi um ?menina, essa é a sua genética e brigar com ela não dará muito certo?… Resolvi aceitar as minhas pernas como são e, assim, me amar mais e considerar todos as possibilidades de ir e vir que elas me permitem. Isso me fez literalmente me tornar a melhor amiga delas. Sabe o que acontece quando nos amamos mais? Nos cuidamos mais!

Agora um assunto temido pelas mulheres que são as celulites e as estrias. Sim, podem ser amenizadas com tratamentos estéticos e especificamente para as celulites uma melhora na qualidade da sua alimentação e hidratação podem fazer uma diferença. O que me ajudou a aceitá-las? Primeiro, um tratamento estético para estrias que tentei fazer há anos e na primeira agulhada uma lágrima caiu dos meus olhos e já parei por aí o tratamento. Segundo, foi amar ir a praia, viajar, tomar sol e tudo isso é tão forte em mim que me esconder, me anular, e deixar de me energizar, me divertir, aproveitar a vida da forma como eu gosto não me faria feliz nem um pouco.

Para finalizar, se você está lendo esse texto até aqui de alguma forma o corpo magrinho, deixando claro que estou falando do geneticamente magrinho, te chamou a atenção por você mesma/o ou por lembrar de alguém que nunca gostou de ser tão magrinha/o. Sim, é possível que aconteça mudança no peso, seja para aumentar ou seja para diminuir, se você realmente se beneficiará com essa mudança em sua vida e na sua saúde e sem pílulas mágicas, sem remédios com promessas mentirosas ou com sintomas totalmente desagradáveis, sem milagres mirabolantes e sem pressa. Do contrário, o resultado atingido não será mantido. Tenho pacientes que sempre foram magrinhos e eram traumatizados com os seus corpos e tiveram bons resultados com uma abordagem individual, com melhora do comportamento alimentar, com descobertas de sabores, com respeito às suas individualidades e à sua saúde. A manutenção dos novos hábitos com prazer, e sem culpa, é sempre importante para sustentar os resultados atingidos.

A mensagem que quero que fique aí dentro de você é que se você se aceitar plenamente muito provavelmente se cuidara com saúde, respeito, amor e com mais gentileza. O resultado é você bem com você e com o seu corpo!

 

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias