Meu filho tem fome de quê?

meu filho tem fome de que
Por Karin Dunker, nutricionista

Filhos, acho que seria impossível não falar sobre eles, nesta fase de minha vida em que eles são a prioridade, já que são pequenos e estão em fase de crescimento. Uma fase em que precisamos estar muito presentes, dando atenção, carinho, aconchego, suporte, enfim, somos o porto seguro deles.

Vivo o papel diário de ser mãe e nutricionista, o que a princípio pode parecer a mistura ideal. Muitos podem pensar: ahhh, então seu filho come direitinho, né? Todo mundo conhece aquele ditado: “Santo de casa não faz milagre”. Por muitas vezes tenho essa sensação mesmo. Afinal de contas, o que é comer direito? É não comer doces? Não tomar refrigerantes? É comer 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia? Isso tudo a gente tem como senso comum, mas será que é tão fácil assim colocar isso em prática?

Como mãe, posso dizer que não é nada fácil, pois existe um sentimento materno que nos impede muitas vezes de colocar em prática o que aprendemos. Na verdade, é uma união de fatores, como cansaço, falta de tempo para preparar a refeição, e as carinhas irresistíveis, que te vencem. Nessas horas, somos vencidas na batalha, mas não precisamos nos sentir derrotadas. Relaxe e curta esse momento! Todo mundo passa por isso, e não é o fim do mundo.

A verdade é que as lembranças que temos de nossa infância são as que marcam a nossa vida. Temos que dar o exemplo, mas não precisamos ser rigorosos e disciplinados o tempo todo. Procure criar momentos em que a alimentação é associada a sentimentos bons.

É fantástico ver a felicidade de meus filhos quando faço bolo de chocolate, brigadeiro, biscoitos enfeitados ou até mesmo uma simples gelatina. Outros momentos, como tomar o café da manhã na padaria, ir ao Mc Donald´s após a aula da sexta feira, tomar sorvete na praia, fazer um piquenique no parque. São momentos marcantes para nossa família, e que com certeza trarão boas lembranças alimentares, e que já deixam saudades. Esses momentos passam, pois os filhos crescem, e os interesses mudam. Portanto, se você for mãe, aproveite essa fase para cozinhar com seu filho, desfrutar dos momentos das refeições em família. No final, o que fica é que você viveu e compartilhou com eles!

Fonte: GENTA – Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares