Prevenção da infertilidade – idade

Foto 20-09-14 21 00 52

A idade da mulher por si só pode ser um fator de infertilidade.

Ao contrário do homem, que produz novos espermatozóides durante praticamente toda sua vida, a mulher nasce já com todos os óvulos com que contará durante toda sua vida reprodutiva.

Este estoque de óvulos é finito e um dia acaba. O fim dos óvulos se chama menopausa e acontece ao redor dos 48 anos. porém, muito antes disso os óvulos começam a perder qualidade.

Depois dos 35 anos o potencial reprodutivo da mulher começa a diminuir. O estoque de óvulos é menor e sua qualidade também. Isto faz com que a obtenção de uma gestação seja mais difícil, principalmente depois dos 40 anos.

Os óvulos que não têm qualidade têm menos chances de gerar embriões. Quando gerados, estes embriões têm menor chance de implantação, maior chance de aborto e de anomalias genéticas como a síndrome de Down.

Atualmente, os especialistas em infertilidade aconselham que mulheres jovens que pretendem postergar a gestação para depois dos 35 anos, deixem parte de seus óvulos congelados, de maneira a garantir um bom potencial reprodutivo quando desejem ter seus filhos.

Para mulheres que já têm idade mais avançada e desejam engravidar, a melhor alternativa é a utilização de óvulos doados, técnica que possibilita as melhores chances de gestação, com baixa incidência de aborto e anomalias cromossômicas.

Fonte: Projeto Alfa