Câncer e Fertilidade: Entenda o Assunto

gravidez-539x230

Mulheres que passam por um tratamento de câncer não precisam abandonar o desejo de ser mãe. Homens também podem continuar com o sonho de ser pai biológico. Quem nos diz isso é o Dr. Newton Busso, especialista em fertilização e sumidade no assunto. Esclareça aqui as principais dúvidas que giram em torno desta questão.

 Instituto Oncoguia – O que é um médico fertileuta?

Dr. Newton Busso –A palavra fertileuta não existe, mas significa o médico “especialista” em infertilidade conjugal.

Instituto Oncoguia – Porque se preocupar com a preservação da fertilidade antes de iniciar um tratamento oncológico?

Dr. Newton Busso –O diagnóstico de vários tipos de câncer se faz cada vez mais precocemente e os tratamentos são cada vez mais eficazes, fazendo com que a chance de cura seja mais alta. Nestas condições, temos grande número de adultos que sobrevivem a um câncer e, como por consequência, têm uma vida normal.  O problema é que muitos tratamentos levam a infertilidade por cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Portanto, nestas pessoas nas quais há chance de cura e são jovens devemos alertá-las sobre o risco e as alternativas de tentar preservar sua fertilidade.

Instituto Oncoguia – Todo paciente diagnosticado com câncer pode preservar sua fertilidade?

Dr. Newton Busso –Isso depende de alguns fatores: do tipo de câncer, da idade da pessoa, do estadiamento da doença e, consequentemente, da sobrevida deste paciente.

Instituto Oncoguia – Com quem discutir a possibilidade de recorrer a técnicas de preservação da fertilidade?

Dr. Newton Busso –O adequado é discutir a fertilidade com um especialista na área (o fertileuta), seja ele ginecologista ou urologista.

Instituto Oncoguia – Quais são as opções disponíveis para a mulher?

Dr. Newton Busso –A mulher pode preservar óvulos, tecido ovariano ou embriões, caso já tenha um parceiro.

Instituto Oncoguia – E para o homem, doutor?

Dr. Newton Busso –O homem tem a preservação mais simplificada, pois pode colher sêmen por masturbação sem nenhum preparo prévio.

Instituto Oncoguia – E quando o tratamento oncológico não pode esperar?

Dr. Newton Busso –Na mulher, principalmente, não há o que fazer, pois para qualquer coleta (congelamento de óvulos, embriões ou tecido ovariano) necessita de preparo prévio ou cirurgia prévia.

Instituto Oncoguia – Em geral, quais são as chances de ter um filho usando as técnicas de fertilização em laboratório?

Dr. Newton Busso –Esta pergunta é de difícil resposta, pois depende de grande número de fatores, como a idade da mulher, a qualidade do sêmen, doenças associadas, número e qualidade dos óvulos congelados. Podemos dizer que a média para mulheres abaixo de 38 anos é cerca de 35%.

Instituto Oncoguia – Depois do tratamento oncológico, quanto tempo esperar para engravidar?

Dr. Newton Busso –Quem define o tempo para engravidar é o oncologista.

Instituto Oncoguia – E a gravidez é normal como a de qualquer outra mulher que não tenha passado por tratamento oncológico?

Dr.  Newton Busso – A gestação, quando ocorre, é semelhante a qualquer outra.

FONTE: ONCOGUIA