Percepção da fome

f

Por Erika Checon Romano

Quando não podemos mudar a circunstância, podemos mudar o jeito de olhar para ela. Nessa semana ouvi uma frase singela da banqueteira Neka  Menna Barreto, que dizia: “eu amo sentir fome, pois fico bem humorada e faço tudo melhor, porque sei que está na hora de comer coisas maravilhosas”.

Gostaria que você, leitor, pensasse na sua sensação quando sente fome. Você tenta enganar a fome com modismos, tipo tomar água, ou respeita sua vontade e programa uma refeição agradável?

Considera que a fome é uma sensação fisiológica ou uma “gula” estigmatizada como sem vergonhice? Você se permite sentir fome? Você tem gosto pelo gosto?

A percepção dos seus sinais fisiológicos com o autoconhecimento das variações e sensações do seu corpo poderão fazê-lo entrar em sintonia com ele, encerrando uma batalha árdua e sem vitoriosos que é fazer dieta a qualquer custo. Busque prazer e permita-se comer sem culpa. A possibilidade de escolha não leva a exageros, mas sim à real percepção sobre o que você tem fome e precisa naquele momento de cuidado consigo mesmo.

Bom apetite!

Fonte: Blog  – Grupo Especializado em Nutrição em Transtornos Alimentares