Fome e saciedade: você saber interpretar esses sinais?

Fome e saciedade: você saber interpretar esses sinais?

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Resultado de imagem para Comer

Um dos pilares da Nutrição Comportamental é a promoção do comer de acordo com os sinais de fome, saciedade e satisfação.

Parece óbvio, mas atualmente nossos sinais internos são altamente negligenciados – pela pressa, não valorização do comer, estresse, e também quando se tenta seguir regras impostas externamente (dietas, “comer de 3 em 3 horas”, etc.).

Uma maneira de rever ou aprender a prestar atenção nestes sinais é pontuar a fome e saciedade – em nosso livro discorremos sobre isto no capítulo 21: Atividades e exercícios baseados nas técnicas da Nutrição Comportamental.

Localizar a fome física diferencia-la da fome emocional, e respeitá-la é fundamental para um comportamento alimentar saudável.

É muito importante que isto seja feito desde a infância – e, portanto orientar os pais sobre como podem ajudar as crianças, respeitando seu comer intuitivo natural (veja mais no Capítulo 17 de nosso livro: Nutrição comportamental no atendimento de crianças e adolescentes). Mas é possível resgatar ou trabalhar para encontrar um comer mais natural, orgânico e sem as neuras e regras que circulam em nosso meio.

A fome pode ser sentida como uma variedade de sinais, e é fundamental, portanto estar atento. Faça um exercício hoje de dar uma nota para sua fome antes de comer, parar no meio do prato e fazer nova checagem, e dar nota para sua saciedade quando terminar de comer. As sensações e percepções podem te surpreender!

Fonte:

Nutrição Comportamental

Últimas Notícias