CREDITAR PRAZER AO EQUILÍBRIO!

CREDITAR PRAZER AO EQUILÍBRIO!

clinicaromano No Comment
Uncategorized

Por Marcela Kotait e Ester Soares, nutricionistas

O Conselho Federal de Nutricionistas divulgou, recentemente, uma campanha sobre alimentação saudável. Uma das imagens veiculadas em redes sociais trazia várias figuras de frutas (nada brasileiras, diga-se de passagem) rodeando uma outra figura: a de uma pizza, cujas referências eram a de que aquele alimento não fazia parte de uma alimentação saudável como as frutas.

Esse tipo de tentativa de promoção de saúde e alimentação saudável NÃO é tipo de mensagem que o GENTA concorda. A maneira dicotômica de classificar alimentos é cruel e piora a relação das pessoas com a comida.

Além da posição do GENTA, vale lembrar o que está no Guia Alimentar para a População Brasileira, que reforça que ?a alimentação que promove a saúde das pessoas pode e deve ser fonte de prazer?. E ainda aborda as circunstâncias que envolvem o ato de comer: quando, como, onde e com quem – e não simplesmente o que.

Michele May, em seu livro Eat what you love, love what you eat: How to break your eat-repent-repeat cycle (Coma o que você ama , ame o que você come) , nos ensina que quando julgamos comida como ?boa? ou ?ruim?, nós também julgamos a nós mesmos e outras pessoas como ?bons? ou ?ruins?, dependendo do que comemos, exatamente como na imagem divulgada.

Ainda exemplificando como a classificação de alimentos de maneira proibitiva é prejudicial, a Associação Americana de Dietética publicou em 2006 – em tradução livre – que: nutricionistas devem fornecer aos consumidores informações nutricionais sólidas e científicas e ajudá-los a reconhecer a desinformação, além disso, que:

  • Alimentação adequada não é igual dieta!
  • Gostoso não é igual engordativo!
  • Saudável não é igual sem graça!
  •  Não existe alimento saudável e não saudável!!!

Diante disso, afirmamos que pizza pode sim fazer parte de uma alimentação verdadeiramente saudável. Mais ainda, TODOS os alimentos podem e devem fazer parte de uma alimentação saudável.

 

Para saber mais:

Wansink, B; ADA. Position of the American Dietetic Association: food and nutrition misinformation. J Am Diet Assoc. 2006 Mar;106(3):446-58

Acesso para o Guia alimentar na íntegra: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf

Livro Michele May ? MD – , Eat what you love, love what you eat: How to break your eat-repent-repeat cycle, 2013

 

GENTA Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade

Últimas Notícias